sexta-feira, 3 de junho de 2011

Gecildo Queiroz lança seu primeiro livro de poesias - Promoção do CircuitoPA

Gecildo Queiroz lança seu primeiro livro de poesias
Eu já tinha conhecimento do projeto e no final da semana passada soube que o primeiro livro do poeta, professor e humorista Gecildo Queiroz (37), já estava pronto. Apesar de Gecildo acumular mais texto em prosa do que em versos, é com um livro de poesias que ele faz a sua estreia oficial na literatura. E já estava mais do que na hora, né!? Pois desde que Gecildo criou o hábito da escrita há 10 anos, desejos para que ele lançasse um livro era o que mais sobrava. Eu mesmo era uma dessas pessoas que queria ter em mãos um trabalho desse moço, tanto é que me deleite quando ele me mostrou o seu filhote. Uma fofura! Pra completar a alegria, quando foi nessa segunda-feira (30) tive a honra de ser presenteado com um exemplar de seu livro de poesias, o "Jardins de Hipocrisia". Produzido de forma totalmente independente e com a reunião de poesias que surgiram durante a construção de outros textos, o projeto desse livro só foi possível quando há uns três anos atrás Gecildo começou a promover uma organização em cadernos desse material engavetado.

Exceto o trabalho do poeta Mário Quintana, dificilmente eu tenho paciência pra ler poesia. Fico muito disperso durante a leitura e raramente rola uma identificação. Apesar de ter deixado isso claro pra Gecildo, eu não ia desprestigiar o trabalho do colega, pois foi justamente por ser um livro dele que eu fiquei ansioso pra ler os seus escritos, e muito mais que isso, apurar um pouco mais da sensibilidade admirável que ele tem, independente se eu fosse achar tudo uma grande "melação" no final, ou não. Outra coisa que me despertou o interesse pela poesia de Gecildo foi o primeiro contato com o livro, com algumas folheadas sem nada ler. Por mais que a capa não traduza todo o conteúdo de um livro, pelo menos o formato desse primeiro trabalho literário de Gecildo e a capa dele, são bastante convidativos à leitura. Uns simpáticos, viu!? Fico só aqui a imaginar o povo andando pra cima e pra baixo com o "Jardins de Hipocrisia" no bolso e abrindo suas páginas para serem declamadas nas rodinhas de amigos em praça pública, rs.


Já nesta quarta-feira (01) aproveitei  o tempinho livre à noite pra ler o livro de Gecildo. Era só pra ter começado mesmo, mas me empolguei e quando vi já tinha devorado o livro todo. Eu não tinha grandes expectativas quando peguei o livro pra ler, mas falo agora com toda a sinceridade: me surpreendi e gostei muito do "Jardins de Hipocrisia". Não rola aquela pieguice nas poesias que traumatiza o leitor. É sério! Não falo isso porque tô faturando uma grana pra promover o livro - porque eu não tô MEISSMOO! -, ou só porque ganhei um exemplar. Para! Conheço Gecildo não é de hoje e se eu não tivesse gostado certamente que ele ouviria sem chateação minha sincera opinião. Com a gente não tem frescuras. Agora... É natural que eu goste de alguns poemas do que de outros, mas mesmo assim, não tenho do que reclamar.


Os escritos de Gecildo trazem um sopro do mestre Mário Quintana que muito me agrada. Outra coisa que muito me entusiasmou foi o trabalho gráfico/artístico dado aos títulos dos poemas. Juntos, cada um deles promove um show à parte. Achei muito engraçado, inteligente e também poética a surpresa que os títulos provocam a cada virar de página, sem falar no exercício que os olhinhos fazem pra desvendá-los, rs. É praticamente uma instalação da Bienal de Artes de São Paulo dentro do livro "Jardins de Hipocrisia";  um belíssimo trabalho de diagramação realizado junto a Sandro da Microlab, que resultou em títulos com um design diferenciado e que conversam de forma despojada com os poemas. Lindo!



Eu que já li o livro e algumas pessoas que também já puderam ter esse prazer, tiveram a sensação de que em alguns poemas Gecildo mandou meio que uns recados a quem o magoou. Mas não é bem assim. Ele explica que há sim inspirações vindas de pessoas próximas, tanto positivas quanto negativas em seus poemas, porém não é nada direcionado. Só que eu perguntei a ele quem é Muriel, e essa sim ele foi específico na resposta! rs "Muriel é uma amiga que entrou em minha vida a pouco tempo e me estimulou muito a construir as coisas que tenho feito e acreditou pra caramba no meu trabalho. O tempo todo. Até mais do que eu. Então quis fazer essa homenagem a ela", diz ele.

Gecildo comentou ainda que haverá um lançamento do seu livro, mas enquanto isso, já há exemplares sendo vendidos no valor de R$ 10 na Ótica Charme e na Milenium, ambas no centro da cidade, ou você pode entrar em contato diretamente com o autor através do (75) 8811-8607


Texto veio do Blog Circuito PA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário