terça-feira, 25 de outubro de 2011

Homenagem ao Dr. Alípio Lustosa em poesia

Queridos, seguem o e-mail que mandei para a CESVASF, sobre o Dr. Alípio Lustosa, um grande humanista e que contribuiu em vida para a cidade de Belém do São Francisco e região, além do poema acróstico, e também, para minha surpresa, a resposta da professora e sobrinha Maria Auxiliadora Lustosa, que particularmente me surpreendeu demais, tanto pelo acolhimento da iniciativa, quanto pelo fato de ela ser Mestre em Linguística e tecer comentários muito interessantes sobre minha escrita.

FERNANDO LUCAS PESSOA MOTA

________________________________________________________________

Ao CESVASF,
Srª Diretora,
Estamos garimpando exemplos que representem a grandeza do caráter do cidadão nordestino, e nos deparamos com os dados biográficos do insigne humanista, Dr. Alípio Lustosa de Carvalho, cujas ações impressionam pela amplitude das mesmas, e pelo denodo com o qual as desenvolveu, e que o distingue dentre tantos  que lutaram e lutam em prol do progresso do Nordeste Brasileiro.
Em vista do exposto, estamos enviando em anexo o acróstico que construímos para homenageá-lo, entretanto, para adicionar singeleza a esta homenagem póstuma, associamos à poesia, como imagem de fundo, a foto panorâmica noturna da cidade de Belém de São Francisco/PE, sua terra natal. Acreditamos, sem dúvida , que o dia 24 de outubro tem grande importância para os povos do Semiárido.
Outrossim, vale ressaltar que a foto em apreço foi tomada do site do CESVASF, Instituição que tem no homenageado o seu idealizador e membro fundador. Isto posto, solicitamos ao CESVASF o obséquio de encaminhar o acróstico aos familiares do grande belemita.
Sendo o que nos ocorre para o momento, finalizamos com o registro dos nossos agradecimentos antecipados à vossa atenção.
Somos cordialmente,
Fernando Lucas Pessoa Mota.
OBS: Caso haja uma resposta de V.S pode -se usar o e-mail do Grupo Multicultural de Paulo Afonso do qual faço parte.



Resposta:
Meu caro Fernando Lucas


                Foi uma alegria imensa recebermos o seu e-mail com uma das mais belas homenagens que já vimos para o nosso querido tio Alípio. Confesso que não tinha ideia do alcance que teve as lições de sabedoria e de vida disseminadas pelo nosso grande mestre.

                Tive o privilégio de conviver com tio Alípio, pois participei da sua luta para criação da Faculdade de Formação de Professores de Belém do São Francisco, hoje, Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF, e, nesse longo tempo de muito luta para que o sertão oferecesse um ensino superior de qualidade aos jovens, aprendi muito com o velho mestre. Ele sempre nos dizia que “educar é iluminar consciências”. De fato, foi isso que ele fez durante toda sua vida: iluminou as consciências deste povo sertanejo, abrindo novos caminhos, novas perspectivas de vida para nossa gente tão sofrida.

                Meu caro poeta, suas palavras, tão repletas de sentimento e de grande sensibilidade, revelam não apenas uma grande erudição, uma  extrema habilidade para com  a arte poética, mas, principalmente, revelam o âmago de um ser humano generoso e sensível  às causas humanitárias.

                Saiba, portanto, que suas palavras entraram em nossos corações e caíram assim como gotas de orvalho quando molham a relva seca do sertão.

                Quero, em nome de toda a família Lustosa de Carvalho, agradecer essa homenagem tão linda e dizer-lhe o quanto nos daria prazer em visitar a nossa cidade e conhecer a faculdade que foi idealizada e criada pelo nosso inesquecível Professor Alípio.

Maria Auxiliadora Lustosa
Professora do CESVASF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário